A Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais e o Le Monde Diplomatique Brasil convidam a todos e todas para o seminário Organizar a resistência para defesa de direitos e bens comuns. Em apoio da Oxfam e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP),  o evento acontecerá dia 15 de março, terça-feira, às 9 horas na FEFESP. Para participar é necessário preencher o formulário.

Chamada aberta para instituições públicas e da sociedade civil, museus de ciências e jardins botânicos até o dia 20 de janeiro de 2016. Via Newton Fund.

Evento marca os 70 anos de atuação da Christian Aid no mundo e do British Council no país.

Relatório denuncia violações de direitos cometidas pela Vale. Mais de 30 casos em três continentes são apresentados em documento da Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale. Denúncias de violações de direitos humanos e ambientais, como trabalho escravo, espionagem e licenciamentos irregulares, se acumulam.

O documentário Buraco do Rato, produzido pela equipe de comunicação do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, tem como tema as denúncias feitas por André Almeida, ex-funcionário da Vale S.A., sobre o esquema fraudulento de espionagem de funcionários, terceirizados, jornalistas, governos e movimentos sociais.

Livro será lançado no Rio de Janeiro e em São Paulo. A publicação da Rede Social, “Direitos Humanos no Brasil 2014”, tem como objetivo relatar e analisar a situação dos direitos humanos no país. O livro, que está na 15ª edição, é anualmente escrito a várias mãos, com textos de autores que atuam em movimentos e organizações sociais em busca de um mundo com justiça e equidade nas diferentes áreas abordadas, o que nos fornece um amplo panorama da atual conjuntura no Brasil. 

A Comissão Pró-Índio de São Paulo promoverá no dia 4 de dezembro, em São Paulo, o seminário Alimentação escolar indígena: desafios para incorporar práticas e saberes indígenas. A atividade conta com apoio de Christian Aid e DKA-Áustria. O seminário tem por objetivo contribuir para o avanço na definição de parâmetros próprios para a alimentação escolar indígena por meio da promoção de um espaço de diálogo entre os índios, os atores governamentais, e instituições não governamentais.

Diante do número cada vez mais expressivo de empreendimentos energéticos sendo instalados no país, muitos deles geradores de conflitos e impactos socioambientais em terras indígenas e quilombolas, bem como demais territórios habitados por comunidades tradicionais, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, a partir da articulação do Fórum Ecumênico ACT – Brasil, realizará, em 17 de outubro de 2013, as 8:00, no Plenário II – Ala Senador Nilo Coelho – Anexo II, uma AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre a aplicabilidade da Convenção 169 da OIT.  

A Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e a Articulação Semiárido de Minas Gerais realizam em outubro o “VI Encontro Norte Mineiro da Agrobiodiversidade e do I Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro: Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Direito dos Agricultores”.

Estão abertas as inscrições individuais para o Fórum Social Mundial Palestina Livre, que será realizado de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Porto Alegre. Segundo o Comitê Organizador do FSMPL, elas se destinam a pessoas que queiram acompanhar as atividades do evento e que ainda não estão inscritas como representantes de organizações. Já há mais de 100 organizações inscritas e quase o mesmo número de atividades pré-inscritas, de mais de 20 países. O prazo para a inscrição de organizações e atividades termina no dia 22 de outubro e ela deve ser feita na página especial criada para este fim. As atividades do Fórum estarão centralizadas na Usina do Gasômetro e adjacências.