VI Encontro Norte Mineiro da Agrobiodiversidade e do I Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro

Destaque: 
não

A Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e a Articulação Semiárido de Minas Gerais realizam em outubro o “VI Encontro Norte Mineiro da Agrobiodiversidade e do I Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro: Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Direito dos Agricultores”.

 O encontro ocorrerá em Montes Claros/MG de 08 a 11 de outubro de 2013 e tem como objetivo fortalecer o diálogo entre agricultores (as), técnicos, pesquisadores e gestores públicos por meio do intercâmbio de experiências de uso e manejo da agrobiodiversidade nos diversos contextos territoriais, debater as estratégias de ações mitigação dos impactos das mudanças climáticas nos sistemas agroalimentares e na soberania alimentar e pautar os direitos dos agricultores(as) ao livre uso da biodiversidade.

 

Nessa oportunidade, debateremos o Plano de Ações Estratégicas construído no âmbito do projeto “Gestão compartilhada e uso da agrobiodiversidade por indígenas e comunidades tradicionais da região semiárida do estado de Minas Gerais como estratégia para a segurança alimentar e redução dos riscos climáticos” com apoiado pela Secretaria do TIRFAA/FAO.

 

Contamos com a sua participação e aguardamos confirmação para Luciano Ribeiro pelo e-mail lucianoribeiro@ymail.com e 38-99763135. Segue, abaixo, a programação preliminar do encontro:

 

 

 

08 de outubro 2013 – Terça-feira - Saída dos participantes dos locais de origem por meio das Caravanas Agroecológicas preparatórias para o III Encontro Nacional de Agroecologia.

 

09 de outubro de 2013 - Quarta-feira

Manhã – Visitas de Intercâmbio na região por meio das Caravanas Agroecológicas.

Tarde – Chegada das Caravanas Agroecológicas a Montes Claros e Abertura Oficial do evento.

Noite - Apresentações culturais com grupos locais e regionais.

 

10 de outubro 2013 – Quinta-feira

Manhã: Roda de Guardiões - debate sobre os temas Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade.

Grupos temáticos: de redes/articulações e de aprofundamento nos temas voltados às “Ações Estratégicas em Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar frente às Mudanças Climáticas no Semiárido Mineiro”.

Tarde: Debate com gestores públicos e participantes sobre o “Plano de Ações Estratégicas em Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar frente às Mudanças Climáticas no Semiárido Mineiro”.

Noite - Apresentações culturais com grupos locais e regionais.

 

11 de outubro 2013 – Sexta-feira

Manhã: Feira da Agrobiodiversidade - momento das trocas e diálogo com a sociedade e encerramento do evento.

Ano: 
2013
Idioma: 
Português